segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Papel da Inteligência Emocional nas Empresas


As empresas têm evoluído muito longe de ser percebida como uma configuração mecânica, onde um grupo de indivíduos usaram seu conhecimento sobre mercado e finanças para ganhar lucros. Hoje, o papel do estado emocional de um indivíduo sobre o seu sucesso profissional está sendo amplamente reconhecida. Estudos têm revelado que não é apenas um quociente de inteligência elevado que é necessário para ser um empresário bem sucedido. Em vez disso, os indivíduos que têm alta inteligência emocional são encontradas para fazer melhores líderes e tomadores de decisão e, portanto, os profissionais mais bem sucedidos.

O que é Inteligência Emocional

A inteligência emocional se refere a uma habilidade de reconhecer e entender as emoções de si mesmo, bem como as dos outros. Uma pessoa que tem uma grande inteligência emocional está ciente do fato de que as emoções afetam cada aspecto da vida, seja pessoal ou profissional. Ele tem um bom controle sobre suas emoções e é capaz de resolver todos os problemas de uma forma fria e lógica. Não só ele entender suas próprias emoções, mas ele também é sensível aos sentimentos dos outros. Essas pessoas são simpáticas aos que o rodeiam, e são capazes de inspirar e influenciar as decisões eo desempenho das pessoas com quem trabalham. Assim, um indivíduo emocionalmente inteligente é um trunfo para uma empresa.

Inteligência Emocional em Negócios

Gestão de Conflitos

Funcionar um negócio envolve os esforços de um grande número de pessoas trabalhando juntas. A maioria dessas pessoas vêm de diferentes origens sociais e econômicas. Assim, cada um tem uma maneira diferente de abordar um problema no local de trabalho. Isso muitas vezes cria conflitos, mesmo entre aqueles indivíduos que estão trabalhando na mesma equipe. Em tal cenário, se um dos indivíduos tem um alto nível de inteligência emocional, ele estará em melhor posição para lidar com as visões conflitantes de seu colega. Uma vez que essas pessoas têm controle sobre suas emoções, eles são capazes de manter a calma e pensar com clareza. Devido à sua atitude simpática, seus detratores tendem a se tornar mais calma e fazer esforços para encontrar soluções para o problema de forma amigável. O resultado líquido é que não só o conflito em questão são resolvidos de forma pacífica, mas, devido à melhoria das relações entre os empregados, a probabilidade de um problema futuro espiral fora de controle também fica minimizado.

Decisão tomada de Habilidades

As empresas carregam riscos inerentes, e todos os empresários bem sucedidos irão concordar que é apenas a capacidade de tomar a decisão certa em tempos de crise que podem salvar o dia. Uma pessoa com inteligência emocional elevada é mais estável e pode manter uma disposição equilibrada quando sob pressão. Ele está em uma posição melhor para ouvir e entender as opiniões dos diferentes membros da equipe, e tomar a decisão certa.

Melhoria das competências gerenciais

A inteligência emocional é especialmente útil para os gestores nas organizações, como eles têm de lidar com uma força de trabalho que vem de várias origens e ética. Os gerentes que possuem altos níveis de inteligência emocional sabe a importância de emprestar um ouvido paciente para cada indivíduo em sua companhia e de tratá-los com respeito. Tais gerentes são tidos em alta conta pelos funcionários e, portanto, são mais bem sucedidas na resolução de conflitos entre os funcionários do que aqueles profissionais que tratam seus funcionários de forma autoritária.

Deve ser lembrado que, no mundo dos negócios, ninguém tem o direito de se tornar um líder por nascimento ou por virtude de estar em uma posição de poder. O direito de liderar é concedido a um indivíduo por pessoas que trabalham com ele, por causa de sua atitude compreensiva juntamente com a capacidade de tomar decisões corretas. Foi observado que os indivíduos com alta inteligência emocional, que têm todas as qualidades para ser bons líderes, são gestores de sucesso, e são geralmente as que são promovidas a cargos mais altos executivos.

Retenção da força de trabalho

Um dos mantras de funcionar um negócio bem sucedido é contratar e reter uma força de trabalho qualificada e eficiente. Com a população dos baby boomers entrando idade da reforma, falta de trabalho se tornará um dos problemas mais prementes das empresas. Além disso, a concorrência para contratar os melhores profissionais é cada vez mais duro a cada dia. Indivíduos qualificados têm uma série de postos de trabalho para escolher. Em tal cenário, apenas as empresas que fazem seus funcionários sentem que são valorizados na organização, pode atrair profissionais eficientes e manter a sua força de trabalho experiente.

As empresas não podem ser realizadas a partir de salas de reuniões, discutindo planilhas do excel que projetam o crescimento anual de uma empresa. É importante entender que as mentes que realmente executar todas as políticas de uma empresa, pode trabalhar melhor apenas quando estiver completamente satisfeito no local de trabalho. Assim, se uma empresa quer seja executado com êxito, tem que apreciar o papel da inteligência emocional no mundo dos negócios.

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